quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Massa de Biscuit Comestível !


Massa de Biscuit Comestível !

biscuit comestivel

Massa de Biscuit Comestível                                                   Uma forma de diversificar a produção é atuar no mercado de doces finos. O biscuit comestível está sendo muito usado para decorar doces. Veja como é fácil fazer

Receita da Massa de Biscuit comestível

 

Material:
- 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g

- 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina)

- 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida)

- 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC(*)

- 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água

- 3 colheres de sopa rasas de gordura veg etal hidrogenada

- 1 clara de ovo (grande)

- 100g de Maizena

- Corante comestível nas cores desejadas

- Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau.
* Sobre a goma adraganta ou CMC - pouco familiar no mundo dos artesãos, ela serve para tornar a massa mais espessa.
Normalmente é utilizada nas indústrias de alimentos e também em laboratórios farmacêuticos, sempre em produtos que serão ingeridos. Pode ser encontrada à granel em algumas farmácias de manipulação e casas especializadas em produtos para confeitaria.
Sobre os outros ingredientes da receita - são facilmente encontrados em casas que vendem produtos para confeitaria. Normalmente, as lojas enviam seus produtos para todo o país.

Modo de fazer:
 
Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos.

Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo.

Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre.

Quando a massa adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.

Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão. 
Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.
É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.

Tingir é fácil:
O resultado do trabalho é sempre melhor se você deixar para tingir a massa apenas na hora de utilizá-la. 
A maior parte das peças é feita com massa tingida com corante comestível. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem até obter uma coloração homogênea, toda por igual.

Dicas essenciais:
Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima - a consistência voltará ao normal.
Para conservação da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plásticos e dentro de um recipiente plástico. Nestas condições pode durar até 6 meses.

Obs: Antes de vender é bom que saiba calcular o preço do seu serviço, harmonizando o desejo do consumidor e a expectativa de ganho do artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cocada de páscoa

A pascoa já acabou mas porque não fazer essa receita deliciosa " COCADA DE PASCOA" ingredientes: • 1 lata de leite condensado ...